Perguntas frequentes - FAQ

• O que é Univás Virtual?
Univás Virtual é um ambiente de aprendizagem inovador que a Univás começa a oferecer aos alunos de dez cursos de graduação, a partir do segundo semestre de 2014. Este ambiente prevê a utilização de novos meios e tecnologias da informação e comunicação para proporcionar qualificação da aprendizagem por meio da interação, trabalho conjunto e desenvolvimento de competências digitais.

• Um curso presencial pode ofertar disciplinas com atividades via internet?
Pela legislação do MEC - Portaria MEC 4.059 de 2004 - cursos presenciais podem ofertar disciplinas com metodologia de aplicação mediada por ambiente virtual, desde que esta oferta não ultrapasse 20% (vinte por cento) da carga horária total do curso. Isso, inclusive, não descaracteriza o curso como sendo presencial.

• Quais cursos terão disciplinas aplicadas em ambiente virtual? Até que período do curso serão ofertadas essas disciplinas semipresenciais?
- Administração
- Ciências Biológicas
- Ciências Contábeis
- Engenharia de Produção
- História
- Pedagogia
- Publicidade e Propaganda
- Sistemas de Informação
- Tecnólogo Gestão em Recursos Humanos
- Tecnólogo Gestão da Produção Industrial
Os cursos terão duas disciplinas por semestre, até o 5º período, oferecidas por ambiente virtual. A exceção é o curso “Tecnólogo Gestão em Recursos Humanos” com oferta até o 4º período, por ser um curso com essa duração.

• Quais serão as disciplinas (componentes curriculares) na modalidade semipresencial agora no segundo semestre?
- Leitura e Produção de Textos
- Metodologia do Trabalho Científico

• Como é o acesso do aluno?
O aluno deve acessar a comunidade online de aprendizagem. É o nosso espaço interativo na internet que chamamos de UNIVÁS VIRTUAL. É uma sala de aula interativa que permite que o aluno a utilize com o mesmo Usuário e Senha do Portal do Aluno da Univás (Sistema Mentor).
Para acessar, basta entrar na página da Univás na internet: www.univas.edu.br e clicar no menu “UNIVÁS VIRTUAL”.

• O aluno só poderá acessar o ambiente virtual através de um computador?
Não. A Univás Virtual (Plataforma Moodle) pode ser acessada de qualquer dispositivo conectado à internet: PCs, notebooks, tablets e smartphones que trabalhem com sistema operacional Windows, Linux, Mac OS ou Android.
IMPORTANTE: a Plataforma Moodle é melhor visualizada através dos navegadores “Internet Explorer” e “Mozilla”.

• O que acontece no dia a dia na Univás Virtual?
O ambiente virtual de aprendizagem facilita a navegação e torna o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e prazeroso. A plataforma possibilita o diálogo entre os professores e alunos, trabalho colaborativo e realização de atividades.
Não existe uma data e um horário específico para o aluno se conectar à Univás Virtual, tendo a liberdade de fazer a sua programação e garantir, assim, suas horas semanais de estudos.
IMPORTANTE: O aluno deve estar atento às atividades propostas e realizá-las nos prazos determinados pelos professores. O semestre letivo segue o calendário acadêmico da Univás.

• Será tudo pela internet?
Não. Nos primeiros dias do semestre letivo serão ofertadas aulas inaugurais com a presença de professores convidados e será realizado treinamento aos alunos para ensinar como se dá o acesso e como fazer a melhor utilização dos recursos da Univás Virtual.
Durante o semestre, serão realizadas duas provas (avaliações) também presenciais, seguindo a legislação do MEC. O local das provas e o horário para a realização dessas atividades serão informados ao aluno no decorrer do semestre.

• Como é o sistema de avaliação?
Cada disciplina terá 70 pontos em duas provas presenciais, de 35 pontos cada.
Os outros 30 pontos serão atribuídos a atividades realizadas no dia a dia das disciplinas no ambiente da Univás Virtual.
A frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina continua a valer como critério de aprovação e será controlada por meio da realização de atividades solicitadas pelos professores através do ambiente da Univás Virtual. Todos os acessos dos alunos são registrados e armazenados.
As substituições de avaliações presenciais em disciplinas aplicadas pelo ambiente virtual seguem as mesmas regras estabelecidas pela Univás para disciplinas presenciais.

• Como o aluno será acompanhado na Univás Virtual?
O aluno conta com o apoio e acompanhamento dos professores, dos tutores e da equipe técnica/administrativa da Univás Virtual.
Os coordenadores de curso farão a supervisão dos trabalhos normalmente, garantindo o aproveitamento de seus alunos.

• Qual o papel dos TUTORES?
O tutor tem a função de auxiliar o aluno, motivar, orientar e estimular a aprendizagem. Os tutores ficarão disponíveis tanto presencialmente quanto através do ambiente virtual.

• Quando e onde o aluno poderá tirar suas dúvidas com os tutores?
Os tutores atuarão de maneira presencial de segunda à sexta-feira das 18h30 às 21h30 e no sábado das 8h às 11h.
Local de atendimento: Central de Operações da Univás Virtual, no 2º piso do prédio da Biblioteca da Unidade Fátima.
Além disso, haverá tutoria online.

• Quais as vantagens de disciplinas com metodologia de aplicação em ambiente virtual?
Cada vez mais o mundo se moderniza com ferramentas que exigem habilidades de informática e familiaridade com ambientes virtuais, principalmente nos processos seletivos. Uma instituição de ensino séria e que pensa na melhor forma de preparar seus alunos para o mercado de trabalho deve estar sempre atenta a essas tendências.
A melhor forma que a Univás encontrou, depois de um longo estudo, foi incluir o método na aplicação de algumas disciplinas, uma vez que assim temos, ao mesmo tempo, o ensino do conteúdo das disciplinas e a prática em ambiente virtual.

• Existe algum material didático de apoio para a realização das atividades no ambiente virtual?
Todos os materiais didáticos de apoio serão disponibilizados via Univás Virtual.

• O material fica disponível por quanto tempo ao aluno?
O material didático ficará disponível para o aluno até o final do semestre letivo. As atividades virtuais ficarão disponíveis pelo prazo de uma semana. Serão disponibilizadas às 8h30 de cada segunda-feira e retiradas 8h29 da segunda-feira seguinte.

• Quais os benefícios imediatos que a metodologia de aplicação de conteúdo em ambiente virtual traz para a Univás?
- Maior investimento em tecnologias de informação e comunicação e, consequentemente, maior ganho em qualidade;
- Liberdade para o aluno escolher o melhor horário para assistir às aulas em ambiente virtual e executar suas atividades;
- Maior proximidade às exigências do MEC quanto à utilização de novas tecnologias de ensino-aprendizagem;
- Atualização constante dos conteúdos ministrados em ambiente virtual;
- Elevação da proporção de professores titulados nos cursos.


 
 
 
Copyright © 2014 UNIVÁS - Todos os direitos reservados